Blog da WOA

Fotografias antigas transformadas em obras de arte – o realismo fantástico de Jane Long.

24 ago

blog 01

Jane Long, fotógrafa e artista digital australiana, queria praticar sua habilidade de restaurar fotos antigas. Buscando por imagens na internet, deparou-se com o trabalho do romeno Costică Acsinte, fotógrafo de guerra que teve seu trabalho reunido e digitalizado através do projeto ‘Costică Acsinte Archive’.

As imagens da Primeira Guerra Mundial serviram como base para o trabalho de Jane, que não só as restaurou e coloriu, mas deu vida própria aos seus protagonistas, com muita magia e uma pitada de surrealismo.

A artista conta que apaixonou-se assim que viu as imagens daquelas pessoas, cujas verdadeiras histórias provavelmente nunca conhecerá. Tudo que sabe é que algumas famílias doaram suas fotografias para o arquivo de Acsinte, e que entre elas estão alguns rostos recorrentes, que supõe-se serem de familiares e amigos do fotógrafo.

“Não saber suas histórias reais é bom e ruim ao mesmo tempo. Se eu soubesse, talvez tivesse levado as coisas de outra forma. Não saber quem são ou de onde vieram essas pessoas me permite ter a liberdade necessária para criar novas histórias”.

Ela conta ainda, de forma bem-humorada, sobre o processo de criação da sua personagem favorita – a criança romena que virou a jovem feiticeira da obra ‘Innocence’: “Por alguma razão, senti que a menina tinha um quê de bruxa. Eu já tinha em casa um aquário e algumas fotos de Doris, meu peixinho dourado que infelizmente não viveu por muito tempo (descanse em paz, Doris!). Então comecei: Revesti braceletes velhos com gaze, molhei em líquido inflamável, posicionei o aquário na altura e ângulo corretos e cliquei. E tive o cuidado de fazer isso num horário em que a iluminação combinasse com a da imagem original. Bem, eu não sei ao certo de onde a ideia veio, mas sei que precisei sentar e dedicar meu tempo para resolver o problema antes de chegar à solução, e isso levou algum tempo!”.

blog 02

O resultado da exposição – nomeada ‘Dancing with Costică’ (‘Dançando com Costică’) – você confere no “antes e depois” abaixo e no site oficial da fotógrafa: http://janelong.com.au/wp/

blog 04 blog 05 blog 06 blog 07 blog 08 blog 09 blog 10

Deixe um comentário